Iniciamos esta semana o projeto experimental Prática Conecta: Pessoas em Ambientes. Demos os primeiros passos interagindo com os moradores das vilas, apresentando nossa iniciativa de promover a educação ambiental junto a estudantes e à comunidade local. Começamos abordando uma das principais questões que afligem os moradores: o acúmulo de lixo no ambiente, muitas vezes resultado […]
Iniciamos esta semana o projeto experimental Prática Conecta: Pessoas em Ambientes. Demos os primeiros passos interagindo com os moradores das vilas, apresentando nossa iniciativa de promover a educação ambiental junto a estudantes e à comunidade local.
Começamos abordando uma das principais questões que afligem os moradores: o acúmulo de lixo no ambiente, muitas vezes resultado da falta de conscientização sobre o impacto dos resíduos descartados de forma inadequada.
Levamos um questionário com perguntas sobre como avaliam questões relacionadas ao lixo e se conhecem ou praticam a coleta seletiva. A proposta do projeto é justamente utilizar a coleta seletiva como um ponto de partida para ampliar a conscientização ambiental — conectando o conhecimento com uma realidade urgente e visível para quem vive o problema diariamente.
Percebemos que há uma preocupação genuína com o lixo, embora muitos ainda não saibam como lidar com ele da melhor forma. Ainda assim, os moradores demonstraram interesse e boa receptividade, respondendo ao questionário com atenção e disposição.
Esse primeiro contato reforça a importância de escutar a comunidade e criar estratégias educativas conectadas com suas vivências e necessidades reais.